3 dicas para melhorar o controle da umidade dentro da linha de produção

3 dicas para melhorar o controle da umidade dentro da linha de produção

Primeiramente, sabemos que o excesso de água e alguns materiais não combinam muito. Desta forma, quando se trata de linha de produção, é imprescindível cuidar do controle da umidade do ar.

Por exemplo, quando falamos de indústrias de papel e celulose, a umidade acaba sendo o principal problema, já que são produzidos grandes fardos de uma única vez. Sendo assim, o indicado é que, dentro dessas indústrias, a umidade relativa do ar esteja entre 45% e 55% para que não haja o descarte do papel.

Ainda sobre a indústria de papel e celulose, o controle da umidade do ar pode evitar problemas como:

● Formação de ondulações no papel;

● Alterações físicas;

● Proliferação de bolor.

O controle da umidade serve, também, para proteger as máquinas de forma que não acabem enferrujando. As peças metálicas podem se oxidar ocasionando a ferrugem do equipamento, trazendo um custo a mais para a indústria.

Com base nisso, trouxemos hoje, 3 maneiras de melhorar o controle do ar. Boa leitura!

Importância do controle da umidade do ar

Antes de mais nada, vamos ressaltar qual a importância do controle de ar em diferentes setores industriais.

Um dos principais fatores que fazem o controle da umidade ser extremamente necessário em empresas, é o grande número de materiais que acabam umedecendo por um armazenamento indevido e que deterioram enquanto não há supervisão por ali.

Em indústrias farmacêuticas, o excesso de umidade pode acabar interferindo na eficácia do medicamento. Então, é necessário que esteja tudo de acordo com as normas da ANVISA.

Em outros casos, o controle dessa umidade implica em alguns problemas com a estática, fazendo com que os materiais acabem grudando uns aos outros e, assim, também enviando a matéria-prima ao descarte.

Além disso, o controle da umidade em indústrias evita a disseminação de microrganismos, ou seja, quando se trata de um ambiente muito seco, é mais provável que a proliferação de vírus tome conta do ambiente ou até mesmo da empresa inteira.

Logo mais, indicaremos os meios mais eficientes para o controle da umidade de ar para a sua indústria.

Meios para melhorar o controle de ar

Abaixo, vamos citar alguns meios que te auxiliarão a controlar a umidade em toda a indústria. São métodos aparentemente parecidos, porém, bem diferentes na prática.

1. Climatizador Evaporativo

O climatizador evaporativo é um método muito conhecido por diversas empresas, e seu uso proporciona um clima mais ameno para a indústria ao mesmo tempo em que auxilia no controle da umidade.

Ele é voltado para o controle de temperatura e umidade, e conta com um ventilador para o seu funcionamento, além de reservatório, bomba de água submersa, painel elétrico e jogo de colmeia.

Quando comparado a um ar-condicionado, o climatizador industrial acaba sendo uma opção mais favorável e, também, seus efeitos são extremamente positivos.

Este equipamento costuma a ser utilizado em grandes ambientes, onde a escolha é gastar menos energia durante o processo de redução da temperatura.

Aliás, o climatizador evaporativo é de fácil instalação. Mas, é necessário que a empresa tenha gastos com manutenções periódicas para que a vida útil do equipamento seja mais longa.

2. UTA – Unidades de Tratamento de Ar

UTA é um equipamento que realiza o tratamento e umidificação do ar em diversos locais de grandes tamanhos.

Sua estrutura é feita de aço galvanizado, ou, em alguns casos, inoxidável e alumínio. Além disso, o equipamento ainda possui uma ampla variação em sua forma de montagem e seu tamanho.

As unidades de tratamento de ar, trabalham na retirada do ar no ambiente, para que seja filtrado e tratado antes de voltar para o local, processo repetido durante todo o funcionamento desse equipamento. As UTAs também promovem a renovação e higienização do ambiente.

São muito utilizadas em:

● Shoppings;

● Hospitais;

● Aeroportos;

● Diversos segmentos industriais.

Para garantir o seu bom funcionamento, as unidades de tratamento de ar possuem os seguintes elementos:

– Ventilador: pode conter mais de um ventilador no interior do equipamento, e isso varia de acordo com o tamanho solicitado pelo cliente.

– Elemento de filtragem: como foi citado antes, as UTAS promovem a higienização do ambiente. Então, devido a isso, é necessário que o equipamento seja acompanhado de um filtro para manter o ar livre de prováveis impurezas e contaminações. Porém, é necessário que a troca dos filtros seja feita no momento correto para evitar piores contaminações a partir dele.

– Atenuadores de ruídos: por conta dos ventiladores em seu interior, é quase impossível que o equipamento não produza nenhum tipo de ruído durante o seu funcionamento. Sendo assim, são implantados atenuadores de ruídos para evitar sons muito altos e que podem atrapalhar o trabalhador ou clientes.

– Elementos de arrefecimento (refrigeração) e aquecimento: esses elementos possibilitam o controle da temperatura do ambiente. Para o papel do aquecimento, é utilizado o vapor, já para o arrefecimento utilizam água gelada.

Ou seja, as UTAS têm a possibilidade de filtrar, aquecer, refrigerar, umidificar e desumidificar o ar para o controle de sua umidade.

Umidificador

3. Umidificador Ultrassônico Industrial

A última e melhor dica para o controle de umidade, é o tão conhecido umidificador ultrassônico industrial, considerado um dos sistemas mais modernos e eficientes.

Não é por acaso, que este equipamento é o mais apropriado quando o assunto é controle da umidade do ar. Ele gasta cerca de 5% a menos de energia que um umidificador evaporativo e produz uma névoa mais homogênea e que permanece no ar por muito mais tempo.

O umidificador ultrassônico industrial também é de simples instalação, fácil limpeza de seus cristais e mínima manutenção.

As névoas produzidas por este equipamento, umedecem o local, porém não oferecem nenhum perigo como acabar molhando os insumos ou os próprios equipamentos que ficam próximos ao umidificador.

O umidificador utiliza um transdutor piezoelétrico, ou seja, converte um tipo de energia em outra. Esse transdutor recebe um sinal elétrico de alta frequência, que gera um movimento de vibração microscópica, causando o que chamamos de cavitação.

Todo esse processo, contribui para que as moléculas da água se desprendam facilmente uma das outras, e assim é gerada a névoa uniforme.

Umidificador Ultrassônico da Eco-Sonics

A Eco-Sonics fabrica uma ampla linha de umidificadores ultrassônicos, capazes de gerar litros de névoa por minuto e estão disponíveis em modelos automáticos, semiautomáticos e remotos. Confira a linha completa em nosso site.

É a melhor opção para quem deseja manter os produtos sempre bem conservados e frescos, consumindo bem menos energia e água.

Temos mais conteúdo sobre o Umidificador ultrassônico aqui em nosso blog!