Image

Afinal, o que é a qualificação e calibração das lavadoras hospitalares?

Os processos de qualificação e calibração das lavadoras hospitalares são fundamentais. Afinal, elas são equipamentos essenciais para garantir a limpeza, de instrumentos e materiais utilizados em procedimentos médicos e cirúrgicos.

Esses equipamentos devem atender a padrões rigorosos de qualidade e segurança, para evitar a contaminação cruzada e a transmissão de infecções.

Por esse motivo, hoje vamos explicar o que é qualificação e calibração, como se aplicam especificamente às lavadoras hospitalares, quais são os benefícios desses processos e como eles são na prática. Leia até o final e esclareça todas as suas dúvidas acerca desse assunto.

O que é qualificação e calibração das lavadoras hospitalares?  

A qualificação e a calibração são funções complementares que visam assegurar que um determinado equipamento está apto para a função a qual ele foi projetado e fabricado. Assim, a qualificação é um processo que atesta, através de um certificado ou de um relatório, que o equipamento cumpre com os requisitos especificados pelo fabricante, pelo cliente e pelas normas técnicas aplicáveis.

Já a calibração atesta o desempenho de funções específicas de um equipamento. Como a temperatura, o tempo, a pressão, entre outras, utilizando instrumentos ou indicadores padronizados e rastreáveis.

Assim sendo, esses processos se complementam e ajudam a garantir que as normas estabelecidas pelos órgãos competentes sejam atendidas e também que as funções do equipamento em questão estão em ordem.

Como é o processo na prática  

O processo de calibração utiliza instrumentos ou indicadores específicos para cada tipo de equipamento. Por exemplo, para se qualificar uma estufa: como a função desse equipamento é o de aquecer a câmara interna, é necessário acompanhar a temperatura dela. Para isso, utiliza-se termômetros dentro da câmara. Então, se faz o acompanhamento e registro da temperatura exibida no mostrador do equipamento e a temperatura medida no termômetro. Então, comparam-se os valores, que devem estar iguais ou próximos.

A diferença entre os valores é chamada de “Desvio” e o usuário deve avaliar se ele está adequado ao processo ou se é necessário que o equipamento seja ajustado para que o mostrador tenha valores mais fiéis à realidade. Ou seja, ao que o termômetro está mostrando.

Essa metodologia deve ser adotada para todos os parâmetros que um equipamento possua. Por exemplo, se o equipamento possuir um controle de tempo, deve-se proceder com a medição desse tempo, através de um cronômetro. Caso o equipamento tenha a função de efetuar uma pressurização de líquidos, essa pressão deve também ser mensurada e assim em diante.

Após a tomada de todas as medições, emite-se um relatório com os dados apurados e demais informações, como a metodologia que se usou, as normas de referência, entre outras.

Por fim, esse relatório é chamado de Qualificação de Desempenho. Aliás, caso o equipamento tenha muitas funções, pode se requerer que os operadores do mesmo passem por um treinamento. E após esse treinamento, gera-se a Qualificação de Treinamento Operacional, que é um relatório contendo informações do equipamento, pessoal treinado, entre outras.

Etapas de qualificação e calibração das lavadoras ultrassônicas  

A qualificação e a calibração das lavadoras hospitalares devem ser realizadas por profissionais especializados, que possuam conhecimento técnico, experiência e credibilidade no mercado.

Esses profissionais devem seguir uma metodologia padronizada que inclua os seguintes passos:

●  Planejamento: definir os objetivos, escopos, critérios, métodos, instrumentos, indicadores, registros e os responsáveis pelos processos de qualificação e calibração;

●  Execução: realizar os testes seguindo os procedimentos estabelecidos no planejamento;

●  Avaliação: comparar os resultados obtidos nos processos de qualificação e calibração com os valores esperados, verificando se há conformidade ou não com os requisitos especificados.

●  Ação: tomar as medidas necessárias para corrigir, ajustar, melhorar ou manter os processos de qualificação e calibração, de acordo com os resultados da avaliação.

●  Relatório: elaborar e emitir um relatório com as informações, dados, evidências e as conclusões.

Para focar especificamente nas lavadoras hospitalares, elas precisam passar por 3 tipos de análises de parâmetros, sendo eles:

  1. Sistema de ultrassom;

  1. Controlador de tempo;

  1. Controlador de temperatura.

O controle de tempo e de temperatura são calibrados com a metodologia que explicamos anteriormente. A saber, essa metodologia segue parâmetros do INMETRO, o qual é responsável por especificá-las e controlá-las.

Quais são os benefícios da qualificação e calibração das lavadoras hospitalares?  

Nem é necessário dizer o tamanho da responsabilidade moral e ética que é preciso ter quando o assunto são equipamentos de saúde, não é mesmo? Afinal, estamos falando aqui de riscos biológicos que podem representar perigo de vida para muitas pessoas, sejam operadores, pacientes e a sociedade no geral.

Sem contar a responsabilidade legal e civil, cujo peso pode recair sobre quem não garantiu que os equipamentos estivessem devidamente calibrados e com a qualificação em dia. Nesse sentido, veja algumas das vantagens da qualificação e calibração dos equipamentos ultrassônicos hospitalares:

●  Garantir a qualidade e a segurança dos instrumentos e materiais utilizados nos procedimentos médicos e cirúrgicos, evitando a contaminação cruzada e a transmissão de infecções;

●  Aumentar a confiabilidade e a durabilidade dos equipamentos, o que reduz os riscos de falhas, defeitos e paradas não programadas;

●  Otimizar o desempenho e a eficiência dos equipamentos, minimizando o consumo de energia, água, detergentes e outros insumos;

●  Cumprir com as normas técnicas e regulamentações vigentes, evitando multas, sanções e processos judiciais;

●  Melhorar a imagem e a reputação do estabelecimento de saúde, demonstrando compromisso com a qualidade e a segurança dos serviços prestados.

Conclusão  

Como vimos até aqui, é de extrema importância que qualquer equipamento ultrassônico passe pelos processos de qualificação e calibragem. Afinal, além de atender aos parâmetros da ANVISA e evitar represálias, esses processos garantem o bom funcionamento dos aparelhos, a satisfação dos clientes e a segurança de todos os envolvidos.

Por isso, agora que você sabe tudo sobre qualificação e calibração das lavadoras hospitalares, entre em contato com a Ecosonics. Temos profissionais qualificados para realizar esses procedimentos e atestar a qualidade dos seus equipamentos ultrassônicos!