Você sabe o que é uma lavadora ultrassônica?

Você sabe o que é uma lavadora ultrassônica?

Descubra os principais benefícios deste equipamento, sua eficiência e aplicações

A lavadora ultrassônica é um equipamento que faz a automatização da limpeza através do processo de ultrassom. Ela é muito utilizada para a higiene de materiais odontológicos, instrumentos cirúrgicos e instrumentais cirúrgicos e canulados, como por exemplo: materiais cirúrgicos, lâmina para microscopia, tubos de ensaio, tubos cônicos, entre outros.

Deseja conhecer mais a respeito deste equipamento? Acompanhe a leitura a seguir e veja as principais aplicações, funcionalidades e características da lavadora ultrassônica!

Mas antes, vamos entender o que é o Ultrassom para compreender melhor a lavagem ultrassônica

O que é o Ultrassom?

Define-se o som como uma vibração. Sendo assim, a potência de uma vibração determina o seu alcance.

O alcance do som está ligado à quantidade de vibração. Desse modo, frequência é a quantidade de vibração, emitida por unidade de tempo. Geralmente, a frequência é expressa em Hertz (Hz), que é o número de ciclos por segundo.

A maior parte dos homens pode escutar sons de 10Hz a 16.000 Hz (16 kHz). Sendo assim, sons que vão além dessa taxa de frequência não podem ser escutados pelos humanos. Por este motivo, frequências acima de 20.000 Hz (20 kHz) são conhecidas como frequências ultrassônicas ou simplesmente de Ultrassom.

Limpeza por Ultrassom: o que é?

Entende-se como limpeza por ultrassom, a transformação da energia elétrica em energia mecânica. Essa transformação gera, no interior de uma solução líquida, o fenômeno de cavitação.

Os equipamentos de limpeza ultrassônica, são constituídos por um circuito de potência, um transdutor piezoelétrico (um transdutor é qualquer dispositivo que converta um tipo de Energia em outro tipo de Energia. Portanto, uma Lâmpada é um tipo de transdutor. Pois, converte energia elétrica em energia luminosa. Um transdutor Piezoelétrico é um dispositivo que converte a energia elétrica gerada pelo circuito eletrônico de potência, em energia mecânica, que por sua vez, irá causar a vibração microscópica do tanque, gerando a cavitação) e um recipiente que irá conter a solução.

A principal característica desta técnica de limpeza é que, a cavitação, elimina a sujeira de forma completa e homogênea. Portanto, para os humanos isso seria impossível.

Uma comparação simples é feita com o ato de lavar um prato engordurado. Se o prato for depositado na água, a gordura não vai sair. Se despejar um pouco de detergente no prato, uma parte da gordura (parte em contato com o detergente) será desprendida, porém todo o restante não o será. Para uma limpeza efetiva do prato, são necessários:

– Água

– Detergente

– Ação mecânica de alguém esfregando uma bucha no prato.

A lavadora ultrassônica também se utiliza de água e do detergente. Porém, substitui a ação mecânica humana pela energia do ultrassom. Com isso, o processo é automatizado e permanece constante e homogêneo, além do que a energia da lavadora ultrassônica atinge locais inacessíveis a uma bucha, escova ou outro utensílio de lavagem manual, locais estes como frestas, furos ou junções de partes.

Descrição da lavadora ultrassônica:

As lavadoras Ultrassônicas, são equipamentos que auxiliam na limpeza de peças, retirando toda sujeira que está na superfície ou em áreas mais profundas dos aparelhos. Dessa forma, é necessário entender que elas não atuam sozinha, mas sim, junto com a solução de limpeza específica para cada tipo de trabalho.

Nenhum outro sistema é capaz de limpá-los, seja ele manual ou mecânico. Portanto, a limpeza por ultrassom faz com que a infecção hospitalar, resultante por objetos mal lavados desapareçam e prolonguem a vida útil dos instrumentos e utensílios hospitalares.

Desse modo, a limpeza por ultrassom é o método que apresenta um melhor custo x benefício: ele é mais rápido, eficiente, econômico e é também o mais higiênico, quando comparado com outros processos de limpeza existentes.

Como a lavadora ultrassônica funciona?

Como dito anteriormente, o equipamento de limpeza ultrassônica, realiza a transformação de energia elétrica em energia mecânica. Este processo resulta na cavitação, que consiste na formação e explosão de milhões de minúsculas bolhas em uma substância líquida.

Este líquido surge pela alternação das altas e baixas ondas de pressão. Estas ondas feitas pelo transdutor, responsabilizam-se por exercer a limpeza do equipamento.

Por que é necessária uma solução especial para a limpeza?

A finalidade da solução, é quebrar as partes a serem limpas e a sujeira que existe nelas. Desse modo, utilizando a solução, é possível facilitar para que as bolhas de cavitação removam a sujeira.

Como saber qual solução devo utilizar?

Há várias formulações específicas para aplicações encontradas no mercado.

Nunca utilize líquidos inflamáveis. Isso porque, pode acontecer a soltura de gases da solução no início do ciclo, que podem gerar explosões.

Dessa forma, também não se utiliza ácidos com aplicação direta ao tanque. Isso porque, esta ação pode estragar o equipamento, sendo indispensável o auxílio do uso de béqueres de vidro.

Quando substituir as soluções?

Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA RDC-55/2012, recomenda-se que o detergente enzimático seja de “uso único”, ou seja, utiliza-se para a lavagem e depois efetua-se a drenagem. Isto para garantir e manter a eficiência da solução.

Porque obedecer ao nível de solução indicado na lavadora?

As lavadoras ultrassônicas para CME (Central de Material e Esterilização) possuem controle de nível automático.

No entanto, para lavadoras ultrassônicas no geral, o nível de solução deve manter-se de acordo com o ponto de elevação estabelecido pelos suportes neles existentes, levando em consideração a melhora do funcionamento do equipamento. Níveis baixos de solução, proporcionam alterações nas características do ambiente, ocasionando em mudanças na frequência do sistema e queda no rendimento, podendo chegar, até́ mesmo, a prejudicar o equipamento.

O nível da solução tem que ser observado com muita atenção, até porque, em equipamentos que possuem sistema de aquecimento, existe um alto índice de evaporação.

Qual a duração do tempo de limpeza?

O tempo de limpeza varia dependendo do tipo de sujeira que pretende ser removida, solução, temperatura e o grau de limpeza desejada.

Escolher soluções que trabalhem aquecidas, geralmente desencadeiam um ciclo de limpeza mais rápido.

O ajuste de tempo deve ser qualificado de acordo com os processos de cada CME (Central de Material e Esterilização). A temperatura ajusta-se de acordo com o detergente utilizado na lavadora, respeitando-se o prescrito na rotulagem do detergente.

Lavadora Ultrassônica Eco-Sonics

As lavadoras ultrassônicas da Eco-Sonics operam de modo totalmente automatizado, com ciclo de enchimento de água, dosagem de detergente, desgaseificação dos líquidos, lavagem com ultrassom e descarte dos líquidos, além de efetuar o enxágue com ultrassom, obtendo-se assim, a melhor qualidade na limpeza.

Dessa forma, não há a necessidade de intervenção do operador. A lavadora executa todos os processos de modo automatizado, não necessitando de uma supervisão contínua do equipamento. Estes são alguns dos diferenciais das lavadoras ultrassônicas da Eco-Sonics!

Aplicações da lavadora ultrassônica?

Utiliza-se a lavadora ultrassônica em diversos segmentos, para a higienização de diversos materiais e utensílios. Dentre eles, podemos destacar as seguintes áreas:

– Odontológica: Limpeza das ferramentas, brocas e etc;

– Cirúrgica: Limpeza das ferramentas usadas em salas de cirurgia, cateteres e etc;

– Laboratorial: Limpeza de lâminas, backers, pipetas, provetas entre outras;

– Farmacêutica: Limpeza de equipamentos utilizados na produção de medicamentos;

– Automotiva: Limpeza de bicos Injetores (diesel e injeção eletrônica), carburadores, TBI’s, galerias de combustível, bombas elétricas etc.

A partir deste texto, foi possível conhecer mais a respeito das lavadoras ultrassônicas, seu funcionamento, características, soluções necessárias para a limpeza e suas principais aplicações. Para mais informações sobre equipamentos de limpeza, acesse o site da Eco-Sonics e confira mais sobre o assunto!