Image

Como funciona a tecnologia de limpeza ultrassônica

Ao longo dos anos, a tecnologia tem revolucionado a maneira como realizamos tarefas cotidianas. Dentre as áreas que mais se beneficiam desse avanço tecnológico, está a limpeza.  

Isto porque, um dos avanços que mais facilitaram a rotina de grandes indústrias e diferentes setores do mercado é o sistema de limpeza ultrassônico. Essa técnica inovadora utiliza ondas sonoras de alta frequência para limpar objetos e superfícies de forma eficiente e, o mais importante, da maneira mais completa possível.

A seguir, conheça os benefícios dessa abordagem em relação a outros sistemas de lavagem, veja sua aplicação em diferentes áreas e entenda como ela vem transformando a eficácia da limpeza com sua capacidade de remover até os mínimos detalhes.

O funcionamento do sistema ultrassônico

A partir dos princípios fundamentais da física, é que foi criado o sistema de limpeza ultrassônico. 

De maneira simples, o sistema utiliza ondas sonoras de alta frequência, ou seja, que não podem ser ouvidas pela audição humana, e um líquido de limpeza. Esse produto varia de acordo com o caso, pois cada objeto possui propriedades únicas que devem ser limpas com o líquido correto. 

Durante o processo, as ondas geram pequenas bolhas de vácuo no líquido. Ao colapsarem, essas bolhas produzem um efeito de cavitação, que é a vaporização do líquido que está em uso.  

O efeito gera pressões intensas e correntes de líquido que, juntos, são capazes de remover diferentes tipos de sujeira do objeto que está sendo limpo, através de uma limpeza microscópica.

Benefícios do sistema de limpeza ultrassônico

Limpeza detalhista e completa: Devido ao efeito de cavitação que ocorre no processo de lavagem, a abordagem atinge áreas minúsculas, como fendas e poros. Dessa forma, ela garante uma higienização completa e extremamente minuciosa.

Supera os outros tipos de lavagem: Outros métodos de limpeza, como a lavagem por imersão, embora eficientes, não possuem a mesma capacidade que a abordagem ultrassônica. Embora a lavagem manual possa trabalhar em conjunto com a ultrassônica em algumas situações em que há um grande acúmulo de sujeira no objeto a ser limpo.

Aplicação em diferentes áreas: O sistema de limpeza ultrassônico pode ser aplicado a uma diversidade de itens, dispositivos e equipamentos, desde instrumentais hospitalares a oficinas mecânicas.

Preservação do material: Os objetos e peças que passam pelo processo de limpeza ultrassônica não sofrem danos e desgastes em sua superfície, por mais sensível que ela possa ser. Isso ocorre porque a lavagem dessa abordagem não é abrasiva como em outros casos.

Economia de mão de obra: Por ser um processo realizado por máquinas, não há a necessidade de interferência humana. Dessa forma, a equipe de limpeza pode focar seu tempo e esforço em outras atividades pertinentes.

Solução ecológica: Por ser necessário apenas um líquido de limpeza para a higienização do processo ultrassônico, há um gasto menor de recursos e produtos químicos.

Diversidade de setores

Indústria Automotiva: Apenas uma pequena sujeira é capaz de comprometer o funcionamento inteiro de um automóvel. Felizmente, componentes automotivos, como carburadores e peças de motores, podem ser limpos completamente pelo sistema ultrassônico.

Saúde e Medicina: Para garantir a segurança de pacientes e dos profissionais da saúde, instrumentos cirúrgicos, equipamentos médicos e instrumentos de laboratório podem ser limpos usando essa abordagem.

Indústria de Joias: Por não ser abrasiva, a limpeza ultrassônica torna-se perfeita para a lavagem de joias e relógios, que serão limpos sem o perigo de sofrerem arranhões ou outros tipos de dano. 

Eletrônica: Celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos são compostos por peças minúsculas que não são fáceis de limpar e podem prejudicar o bom funcionamento dos aparelhos com o acúmulo de sujeira. Por esse motivo, a minuciosidade da limpeza ultrassônica torna-se essencial para a higienização desses pequenos, mas importantes, objetos.

Cuidados e pequenos detalhes na aplicação

Mesmo com as inúmeras vantagens que o sistema de limpeza ultrassônico é capaz de proporcionar, é necessário entender que sua aplicação requer alguns cuidados especiais e considerações específicas:

Vistoria e prevenção: Manter uma rotina de cuidados com o sistema ultrassônico é fundamental para garantir seu bom funcionamento e sua durabilidade.  

Higienização anterior: Há situações em que até a lavagem ultrassônica necessita de uma pequena ajuda para entregar um resultado satisfatório no final do processo. Portanto, caso o objeto esteja mais sujo que o normal, com impurezas grossas e “pesadas”, realize uma higienização prévia para remover esse acúmulo.

Configurações da máquina: Cada processo de limpeza irá exigir um tipo diferente de configuração do ultrassom com base no material e no grau de contaminação. Caso contrário, configurações incorretas irão comprometer a eficácia da limpeza ou até mesmo causar danos ao material.

Um líquido para cada processo: Cada impureza e objeto exige uma formulação específica para a sua limpeza. Portanto, preste atenção no líquido que será utilizado na lavagem. Caso o químico errado seja escolhido, a higienização não acontecerá da maneira correta e, nos piores casos, pode prejudicar o objeto que está sendo limpo.

Cuidado dos trabalhadores: Os operadores das máquinas estarão trabalhando próximos dos equipamentos por isso é de extrema importância utilizar sempre os os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) adequados.  

Agora que você sabe mais sobre o sistema de limpeza ultrassônico, entre em contato com a equipe Ecosonics para conhecer nossos produtos! Aproveite também para seguir nossas redes sociais.