mitos e verdades sobre uso da lavadora ultrassônica em laboratórios

Mitos e verdades sobre o uso da lavadora ultrassônica em laboratórios

De fato, nos dias de hoje, é muito comum ver laboratórios que fazem o uso da lavadora ultrassônica para a limpeza completa de suas peças. Isso se dá pelo poder que a máquina tem de realizar uma lavagem profunda e eliminar toda sujeira mesmo em pequenos orifícios e reentrâncias.

Contudo, a máquina ainda é vítima de alguns mitos sobre o seu uso e eficiência dentro de um laboratório, causando muitas dúvidas em quem está querendo usar esse tipo de equipamento.

Para esclarecer essas questões, preparamos este conteúdo completo, que vai mostrar os mitos e verdades que cercam o uso da lavadora ultrassônica.

Acompanhe a leitura e saiba mais!

 

Sobre a lavadora ultrassônica

Antes de mais nada, vamos falar sobre a lavadora e os principais benefícios que o seu uso trará para o seu laboratório.

A principal função de uma lavadora ultrassônica é fazer a limpeza completa de maneira automatizada de peças e partes em muitos setores.

Os processos de limpeza com a máquina, exigem o uso de soluções adequadas, como água e produto químico que não seja inflamável e não ofereça o risco de afetar o material.

Estes equipamentos são capazes de gerar milhões de microbolhas que, ao implodirem, descolam as sujeiras presentes na peça. Um processo que conhecemos como cavitação.

Vantagens de aderir a uma limpeza automatizada

Uma das maiores vantagens, é a limpeza mais eficaz em relação à manual. Com o uso da lavadora ultrassônica, temos a associação do sistema de cavitação, com a solução química e a temperatura.

Entretanto, isso não significa o descarte da limpeza manual. Por outro lado, a união desses dois modos, pode ser interessante.

Além de tudo isso, o risco de acidentes no dia a dia, diminui muito. O perigo de entrar em contato com o objetos cortantes, é muito comum quando falamos sobre a limpeza manual, que pode gerar cortes ou perfurações.

Quando optamos por automatizar esses processos, esse problema diminui consideravelmente. E, diferente da lavagem manual, não causa atrito, nem danifica o material. Em muitos casos, por prejudicar a aparência da peça, a empresa tenha ainda tem o gasto com outros materiais para o substituir.

Outra vantagem que podemos citar nesse tópico, é a economia de tempo. Visto que, ao deixar a peça na cuba, o operador estará livre para realizar outros trabalhos.

A lista de vantagens dessa lavadora é extensa, são muitos prós que ela possibilita ao trabalhador. Mas, um outro ponto importante a ser citado, é a adoção de recursos sustentáveis.

Seu uso oferece menos gastos e desperdício de água e, isso se deve ao seu sistema ajustável de água que possibilita adicionar mais, caso seja necessário.

Além disso, em alguns casos, você conta com sistema de filtração, que permite utilizar a solução mais de uma vez, reduzindo gastos com produtos químicos, dependendo de quantas peças serão lavadas em um único dia.

Nos dias de hoje, as soluções são fabricadas pensando na tecnologia por ultrassom, permitindo que seu descarte em esgoto comum.

 

 

Mitos e verdades sobre o uso da lavadora ultrassônica

Agora que já falamos com mais detalhes sobre a lavadora e seus benefícios, chegou a hora de ver os mitos mais comuns que ela carrega consigo.

Não recomenda-se colocar alumínio na máquina

Vamos começar com um dos MITOS mais conhecidos por quem busca saber mais sobre a lavadora ultrassônica. Qualquer tipo de alumínio pode ser higienizado dentro da máquina, desde que se esteja atento ao tempo e temperatura em que está sendo realizada a lavagem.

Nesses casos, para evitar qualquer problema, o indicado é fazer um teste para saber quanto tempo o material aguenta. Além disso, você ainda terá uma média de quanto tempo será necessário para remover a sujeira totalmente.

Limpar uma placa de circuito impresso pode danificar a máquina

Mais um MITO! Muitos acreditam que a máquina realiza a limpeza sacudindo ou chacoalhando. Seu funcionamento se dá através de microbolhas, que retiram a sujeira da superfície.

De fato, esse método é muito eficaz para a limpeza de PCBs, removendo completamente toda sujidade presente nessa peça.

As peças devem ser limpas antes de colocar na lavadora ultrassônica

Como dito mais acima, a união da limpeza manual com a automática, pode sim trazer melhores resultados para a peça. Entretanto, não é necessário retirara sujeira mais pesada do material.

Claro que, limpar o excesso de óleo ou outro contaminante presente, minimizará a quantidade de acúmulo ou resíduo dentro do tanque. Além de ajudar trazendo um processo de limpeza ainda mais rápido.

Acredita-se que esse mito teve início devido à comparação entre a lavadora ultrassônica e a lavadora de louça antiga, onde se fazia necessária a remoção da parte mais grossa.

As peças de laboratório são esterilizadas apenas com a lavagem por ultrassom

Por mais que a lavadora possua um sistema muito eficiente de limpeza, a legislação pede para que os equipamentos (principalmente em casos de equipamentos médicos e odontológicos) sejam colocados em uma autoclave.

Quanto mais tempo dentro da lavadora ultrassônica, mais limpas as peças costumam a ficar

Verdade! Cabe ao usuário realizar testes para ver em quanto tempo a peça fica totalmente limpa.

Por exemplo, se o operador deixar a peça durante 4 minutos dentro da lavadora ultrassônica, a deixará limpa. Porém, deixando 6 ou 7 minutos, fará com que fique ainda mais higienizada.

No entanto, se todos os contaminantes forem eliminados em cera de 10 minutos, deixar a peça por mais tempo dentro da lavadora não significa que isso vá oferecer melhores resultados.

O som da lavadora ultrassônica não atrapalha na hora do trabalho

Esse também é um fato muito questionado por quem está em busca de uma lavadora e não quer que o barulho da máquina o atrapalhe durante a limpeza.

Nesse caso, pode voltar à sua tranquilidade. As lavadoras possuem um som sub-harmônico, resultado do atrito entre o líquido e as partes de metal.

Em outras palavras, somos capazes de ouvir sons cuja a frequência costuma a estar entre 20Hz e 20.000 Hz, a chamada frequência de espectro audível.

Agora que você já sabe quais são os maiores mitos, e as verdades, sobre o uso da lavadora ultrassônica, deve estar pensando em adicionar uma em sua empresa. Para isso, indicamos que leia o nosso outro conteúdo sobre o que considerar na hora de adquirir esse equipamento!

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre essa excelente máquina de limpeza por ultrassom? Acesse o nosso blog e confira nossas principais matérias sobre ela.