Image

O impacto da tecnologia nos equipamentos ultrassônicos

A tecnologia dos equipamentos ultrassônicos está evoluindo constantemente e a velocidades incríveis, trazendo benefícios para os usuários, os profissionais e o meio ambiente.

Assim como em várias outras, a evolução tecnológica nessa área faz uma grande diferença. Imagine a quantidade de equipamentos que se tornaram praticamente obsoletos depois do advento dos smartphones, por exemplo. Apenas para ficar na superfície podemos citar: máquinas fotográficas, calculadoras, rádios, agendas eletrônicas, pagers e muitos outros. Sem contar os objetos maiores que também são dispensados indiretamente, como estantes para armazenar livros e arquivos metálicos!

Assim sendo, hoje vamos falar sobre como a tecnologia também impactou os equipamentos ultrassônicos, especialmente as lavadoras, que se tornaram mais seguras, eficientes e sustentáveis. Leia até o final e confira os benefícios da era digital para o setor.

A tecnologia nos equipamentos ultrassônicos  

As lavadoras ultrassônicas são equipamentos que utilizam a cavitação ultrassônica para limpar objetos de forma rápida e profunda. A saber, a cavitação ultrassônica é um fenômeno que ocorre quando as ondas sonoras de alta frequência geram bolhas de gás no líquido de limpeza, que se expandem e contraem rapidamente, criando uma força de impacto que remove sujeira, gordura, óleo, sangue, micro-organismos e outras impurezas.

Dessa forma, as lavadoras ultrassônicas são ideais para limpar objetos que têm superfícies irregulares, fendas, orifícios, ranhuras, etc., que são difíceis ou impossíveis de limpar manualmente ou com outros métodos. Elas também são capazes de realizar limpeza em objetos delicados, como instrumentos cirúrgicos, odontológicos, óticos e eletrônicos, sem danificá-los ou arranhá-los.

Como a tecnologia impactou as lavadoras ultrassônicas?  

A tecnologia dos equipamentos ultrassônicos está em constante aprimoramento, buscando oferecer soluções mais avançadas, confiáveis e acessíveis para os usuários. No caso das lavadoras ultrassônicas, a tecnologia trouxe várias melhorias. Veja a seguir algumas das principais.

Automatização do processo  

As lavadoras ultrassônicas modernas possuem sistemas automáticos que controlam fatores como:

●  Tempo;

●  Temperatura

●  Nível de líquido;

●  Enxágue;

●  Secagem, e outros.

Isso garante uma limpeza uniforme e consistente, sem a necessidade de intervenção humana. Ademais, também reduz as variações nos processos de limpeza, aumentando a produtividade e diminuindo os custos operacionais.

Melhoria na qualidade da limpeza  

Outra adição super eficiente trazida pela tecnologia às lavadoras ultrassônicas são os geradores de ultrassom de alta performance. Isso porque eles geram ondas sonoras mais estáveis, potentes e eficazes, capazes de limpar objetos com maior grau de sujidade e complexidade.

As máquinas mais modernas também possuem sistemas de filtragem e desgaseificação, que melhoram a qualidade do líquido de limpeza, evitando a contaminação cruzada e prolongando a sua vida útil. E tudo isso resulta em uma limpeza mais profunda, higiênica e ecológica quando comparada à limpeza manual ou com outros métodos.

Redução do tempo do processo de limpeza: outro benefício da tecnologia nos equipamentos ultrassônicos  

Os equipamentos ultrassônicos de lavagem mais recentes contam com sistemas de aquecimento, resfriamento e drenagem que aceleram o processo de limpeza, reduzindo o tempo necessário para a preparação, a execução e a finalização do ciclo.

Dessa forma, otimiza-se o tempo dos usuários, uma vez que eles podem limpar mais objetos em menos tempo. Com isso, as empresas economizam com mão de obra, tem seus processos operacionais agilizados e os equipamentos prontos para uso mais rapidamente.

Por outro lado, a equipe não se sobrecarrega e ainda entrega um serviço de qualidade superior.

Aumento da segurança  

Sistemas tecnológicos de segurança, como travas, alarmes, sensores, etc., são dispositivos que podem ser adicionados aos equipamentos ultrassônicos durante a fabricação.

Esses dispositivos evitam acidentes potencialmente graves e até fatais, como vazamentos, choques, queimaduras, explosões, dentre outros. Eles também protegem os usuários de riscos biológicos, químicos e físicos. Pois eliminam a necessidade de manusear materiais muitas vezes perfuro-cortantes, que tinham o risco de causar sérios machucados ou contaminações.

Otimização do tempo dos profissionais  

As lavadoras ultrassônicas modernas possuem sistemas inteligentes que fazem toda a operação de modo automático, através de acionamentos e sensores gerenciados eletronicamente pelo equipamento. Isso permite que os profissionais se dediquem a outras atividades, como armazenagem e o uso dos objetos limpos.

Equipamentos com tela do tipo touchscreen  

Telas sensíveis ao toque permitem maior agilidade na operação do equipamento. Além de serem mais intuitivas, por fornecerem informações gráficas ou com textos completos, indicando as funções, a situação, entre inúmeras outras informações.

Modernos equipamentos possuem a capacidade de gerar relatórios gerenciais  

Muitos equipamentos ultrassônicos já possuem sistemas de armazenamento e transmissão de dados. Os quais permitem gerar relatórios gerenciais, de forma a auxiliar na gestão da utilização, recursos, consumíveis, entre muitas outras informações que podem ser disponibilizadas aos gestores.

Essas ferramentas são inestimáveis para ajudar na tomada de decisões, na otimização de processos, redução de desperdícios, melhoria da qualidade e na economia de recursos.

A tecnologia nos equipamentos ultrassônicos permite acesso a recursos de verificação de ocorrências  

Com sistemas de diagnóstico, que permitem verificar o funcionamento, a performance e as ocorrências do equipamento, a tecnologia também é fator chave na agilização dos processos de manutenções, sejam preventivas ou corretivas.

Aliás, em muitos casos elas permitem que testes de avaliação do equipamento sejam realizados sem a necessidade de abertura do equipamento. Isso porque podem ser feitas através da tela, da qual já falamos. O que aumenta a segurança do pessoal de manutenção, além de tornar a identificação do motivo da ocorrência mais rápida.

Conectividade aumentada  

Em qualquer setor que utilize equipamentos e softwares, a integração é fundamental para o bom funcionamento das operações. E as lavadoras ultrassônicas modernas possuem sistemas de comunicação, que permitem a conectividade entre equipamentos e sistemas informatizados e até mesmo sistemas de gestão.

Isso facilita a chamada SAÚDE4.0, que é a integração entre tecnologia, informação e saúde, visando melhorar a qualidade, a eficiência e a segurança dos serviços de saúde. Aliás, também possibilita o controle remoto, updates, personalização, rastreabilidade e a padronização dos equipamentos ultrassônicos.

Processos de gestão à distância: mais uma vantagem da tecnologia nos equipamentos ultrassônicos  

Por falar em controle remoto, equipamentos ultrassônicos de última geração possuem sistemas de acesso à distância. Dessa forma, permitem aos gestores visualizar, em tempo real, as informações sobre a operação, o uso de insumos, as ocorrências, entre outras informações, através de DASHBOARDS responsivos.

Esses são alguns exemplos dentre as muitas vantagens trazidas pela evolução meteórica dos equipamentos ultrassônicos. Quer conferir muito mais sobre o que a tecnologia desse setor tem a oferecer? Então conheça a Ecosonics e nossos equipamentos mais modernos agora mesmo!