Image

Para que serve a cuba ultrassônica? Entenda como seus clientes podem ser beneficiados pelo equipamento!

Decerto, a cuba ultrassônica ganha um grande destaque quando o assunto é a limpeza completa de peças e partes, sensíveis à limpeza manual.

Além disso, ela possui um ciclo de limpeza capaz de reduzir o consumo e desperdício de água. Fazendo com que o processo seja ainda mais eficiente.

Quer saber com mais detalhes sobre a cuba ultrassônica? Então, continue acompanhando a leitura e tire todas as suas dúvidas!

FUNÇÃO DE UMA CUBA ULTRASSÔNICA?

Antes de mais nada, vamos explicar o que é uma cuba ultrassônica para que você entenda o real motivo da sua popularidade entre diferentes setores.

Sua principal função, é remover sujeiras leves e pesadas, presentes tanto na superfície, quanto na parte interna das peças. Assim, promovendo a higienização completa.

Contudo, ela é capaz de realizar uma limpeza com ainda mais precisão, em peças de geometria complexa, canais e tubulações. Enfim, graças ao seu modo de limpeza, pode realizar tudo melhor e em pouco tempo.

Todo processo de limpeza com a cuba, demanda o uso de líquidos. Um grande exemplo, é o uso de água em conjunto com a solução química adequada para uma lavagem mais eficiente.

Uma cuba ultrassônica, quando usada da maneira certa, pode ter um bom desempenho durante anos e sem interrupções.

O processo de limpeza da cuba, é realizado através de vibrações que criam milhões de microbolhas, o que chamamos de cavitação.

Ao atingirem a temperatura mais alta, essas microbolhas se chocam e rompem com força, fazendo com que a peça tenha a sua limpeza realizada.

Além disso, para que não prejudique a audição humana, a máquina reproduz um som sub-harmônico, resultado da frequência acima de 20.000 Hz.

Enfim, a máquina é muito usada para remover sujeiras como: pó, óleo, graxa, sangue seco (no caso da cuba hospitalar), bactérias e etc.

 

O QUE CONSIDERAR ANTES DE COMPRAR UMA CUBA ULTRASSÔNICA?

Primeiro, tenha em mente o tamanho da cuba que precisará para que as peças caibam adequadamente para a limpeza.

Em seguida, você precisa analisar qual o tipo de sujidade a ser retirada, para escolher a frequência mais adequada. Em relação à frequência, as mais baixas possuem maior capacidade de remoção, porém, têm uma penetração menor nas partes internas das peças.

Já as frequências mais altas, realizam uma remoção menor e com maior capacidade para a limpeza de partes menores ou acessos restritos.

Por fim, é preciso analisar outros recursos como: aquecimento, entrada de água automática e peso que o operador vai manipular.

COMO COMPROVAR SUA QUALIDADE

Quando falamos sobre a cuba ultrassônica, deve-se ter em mente o investimento que ela terá. Dessa forma, é importante comprovar a qualidade dessa máquina para que não haja gastos desnecessários no futuro.

Como a principal função de uma cuba é a limpeza completa dos materiais, é preciso que você confira a qualidade de sua construção, como: o tipo de aço utilizado, componentes internos etc. Além disso, procure saber um pouco sobre o fabricante, qual o tempo da garantia oferecido e se possui serviço pós-venda.

Investindo em uma máquina de qualidade, você deverá se preocupar apenas com manutenções de rotina e limpeza.

 

BENEFÍCIOS PARA SEUS CLIENTES

É claro que o seu cliente vai querer saber quais os principais benefícios que terá ao adquirir uma máquina desse porte. Portanto, vamos apresentar as vantagens principais que a cuba trará durante o seu funcionamento.

Em primeiro lugar, devemos citar que quase todo tipo de metal pode ser lavado em uma cuba ultrassônica. Contudo, é preciso estar atento ao tipo de solução. Se ela é a ideal para aquele objeto e, principalmente, se não é inflamável.

A cuba é muito eficiente quando falamos sobre a desinfecção de peças, desde que seja realizada da maneira correta.

Não é necessário remover sujeiras mais pesadas antes de colocar a peça na cuba ultrassônica, visto que a sua frequência já é ideal para tal remoção. Entretanto, caso queira, pode sim, fazer essa limpeza para diminuir o acúmulo de resíduos e detritos dentro dela.

Uma das vantagens que mais chamam a atenção do usuário, é o fato da cuba ultrassônica não prejudicar o que está sendo limpo. Isso porque, durante a limpeza da peça, não ocorre atrito como em uma lavagem manual e, dessa forma, não há arranhões ou redução de vida útil do objeto, peça ou parte.

Essa é uma das maiores vantagens quando comparamos o uso da cuba com a limpeza manual, que pode danificar o material por precisar de maior esforço para remover as sujeiras por completo.

Ainda pegando a lavagem manual como grande referência, o uso da cuba diminui, e muito, o risco de acidentes laborais. Pois, por ser automática, não necessita de um operador realizando o procedimento e entrando em contato com o objeto contaminado.

Como citamos no início do texto, a cuba diminuí o desperdício de água. Em muitos casos, as máquinas possuem um sistema de filtração que permite reutilizar o líquido de limpeza por mais vezes. Gastando menos água e solução química.

LIMPEZA DA CUBA ULTRASSÔNICA

Além de tudo o que citamos acima, é muito importante saber como realizar a limpeza completa de uma cuba. Visando a segurança de quem está fazendo e a vida útil da máquina.

Primeiramente, é preciso fazer a higienização das mãos e colocar os EPIs necessários para garantir a proteção do operador.

Após isso, desligue o equipamento e verifique a sua temperatura. Se ele já estiver frio, continue com os procedimentos.

Para iniciar a limpeza, remova os cestos e utilize uma esponja, que não risque, com um pouco de sabão neutro. Remova todo o sabão com água corrente e deixe os cestos secando em cima de um pano limpo e seco.

Na hora de realizar a limpeza na cuba, utilize um pano e sabão neutro. Como o equipamento não deve ser molhado, na parte externa, use um pano úmido e limpo até que não sobre nenhum vestígio de sabão.

Por fim, seque a câmara interna com um pano seco e repita a higienização das mãos.

A limpeza correta contribui para a vida útil da máquina e deve ser realizada uma vez ao mês, sempre seguindo essas dicas para que não prejudique ou risque a cuba.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a cuba ultrassônica? Acesso o nosso blog e confira os demais textos que podem esclarecer todas as suas dúvidas!