Lavadora Ultrassônica: saiba por que ela deve ser sua primeira opção

Lavadora Ultrassônica: saiba por que ela deve ser sua primeira opção

Conheça a razão por que a lavadora ultrassônica é a melhor solução para garantir uma limpeza completa.

Se você está aqui, certamente possui interesse em conhecer mais sobre a lavadora ultrassônica e começar a usá-la em seu setor. Ou, apenas está curioso para entender o motivo desta máquina estar tão presente em diferentes setores.

A lavadora ultrassônica está sendo a principal escolha dentre as empresas que prezam por realizar uma limpeza ainda mais completa e eficiente, sem precisar aumentar seus gastos.

Pensando em informá-lo a respeito, preparamos esse texto para que você conheça melhor o equipamento e não tenha dúvidas na hora de adquirir o seu. Boa leitura!

Funcionamento

Primeiramente, vamos explicar sobre o seu funcionamento. Como o próprio nome já diz, a lavadora ultrassônica utiliza ondas por ultrassom para remover as sujidades, desde as presentes na superfície até em locais menores e de difícil acesso à lavagem manual.

Além disso, os sons gerados pela lavadora são superiores a 20kHz e não prejudicam os ouvidos humanos, deixando o ambiente mais agradável para o trabalho.

Continuando, sobre o seu funcionamento, uma das peças presentes em uma lavadora ultrassônica é o transdutor. Ele é responsável por transformar a energia elétrica em energia mecânica, além de transferir a vibração do líquido presente no tanque.

Chamamos esse processo de cavitação!

O que é cavitação

A cavitação, nada mais é do que milhões de bolhas se chocando dentro do líquido. Durante o funcionamento da lavadora ultrassônica, essas bolhas acabam comprimindo-se até implodir. Atingindo a máxima onda sonora.

Assim sendo, os jatos gerados se unem à solução química escolhida e realizam a limpeza das peças.

Fatores que influenciam na limpeza

Contudo, há sim, alguns fatores que devem ser levados em consideração para um melhor uso da lavadora ultrassônica. Sendo eles:

● O produto escolhido para realizar a lavagem;

● A temperatura em que os equipamentos serão lavados;

● O tempo de limpeza.

Aliás, um dos cuidados a serem tomados em relação à solução escolhida para a limpeza dos objetos, é ter a certeza de que o produto não é inflamável. Como são gerados gases durante o funcionamento, é bom evitar para que não aconteçam explosões.

Tempo e temperatura

Conforme falamos acima, a temperatura é um dos aspectos que devem ser considerados para uma limpeza total. Algumas soluções possuem propriedades para serem usadas apenas em determinadas temperaturas.

Além disso, a temperatura facilita na remoção de sujidades que são mais difíceis de retirar, ou que podem estar secas.

Já em relação ao tempo, deixar o material por breve período na solução, pode não ser o suficiente para remover essas sujidades de forma completa.

 

por-que-usar-a-lavadora-ultrassônica

 

Por que escolher uma Lavadora Ultrassônica?

As lavadoras ultrassônicas garantem um processo de limpeza, desinfecção e esterilização total das peças.

Aliás, os riscos de contaminações diminuíram muito após o início do uso dessa lavadora em diversos setores. Isso, por não haver a necessidade de contato direto do colaborador com os equipamentos, mesmo que este utilize os EPIs exigidos. Tornando o processo mais seguro e higiênico.

Além disso, algumas lavadoras ainda realizam a secagem a vácuo após a lavagem, ajudando a diminuir o tempo do processo.

Ao automatizar uma lavadora ultrassônica, você diminui também as chances de erros em relação ao uso inadequado das soluções, evitando desperdícios.

Mais uma coisa interessante para dizer sobre a lavadora ultrassônica, é que ela não possui restrições de uso. Todavia, ligas conhecidas como “moles”, a exemplo do alumínio, precisam ficar um tempo menor dentro da lavadora, por conta do contato com o ultrassom.

Vantagens da Lavadora Ultrassônica

Mas, afinal, quais são as outras vantagens que a lavadora traz para a empresa?

Ela possibilita resultados mais eficientes e seguros, por atingir regiões em que a limpeza manual não consegue chegar com facilidade. Ou seja, até as menores cavidades e reentrâncias são alcançadas com a lavagem ultrassônica.

Além disso, por serem as sujidades eliminadas com mais facilidade e rapidez, isso agiliza o processo de esterilização.

A preocupação com a qualidade dos materiais após a limpeza é um dos principais motivos para a tomada de decisão de uma empresa em adquirir a lavadora ultrassônica em seu setor. Contudo, seu método de limpeza diminui o desgaste dos materiais. Pois, não existe atrito durante o processo – diferente da limpeza manual, onde é preciso fazer determinada força para ter os resultados desejados.

Além disso, seu uso ainda adota recursos sustentáveis e diminuem gastos da empresa, principalmente, por não utilizar muita água e, assim, não causar desperdício.

As lavadoras possuem um sistema de água ajustável, além de permitir que o laboratório adicione mais solução se achar necessário.

E muitas soluções estão sendo fabricadas, já pensando na tecnologia por ultrassom. Sendo que, podem ser descartadas em esgoto comum por trabalharem praticamente com água e, em sua maioria, serem biodegradáveis.

Onde a lavadora pode ser utilizada?

A lavadora ultrassônica está presente em diversos setores que prezam pela limpeza eficiente e segura do seu material. Confira alguns, onde ela faz parte da higienização:

● Laboratorial: a lavadora é capaz de realizar a limpeza de lâminas, béqueres, pipetas, provetas. Ou seja, é muito presente na higiene de vidrarias em geral;

● Setor cirúrgico: auxiliando na limpeza de materiais usados em sala de cirurgia, elimina completamente a sujeira, mesmo em caso de sangue seco. Além disso, ainda faz a lavagem de cateteres e sondas;

● Metrologia: aqui, a lavadora ultrassônica realiza a limpeza dos instrumentos de medição críticos;

● Automotiva: como falamos anteriormente, sua limpeza é tão eficiente que acaba limpando até os mínimos furos. Sendo assim, as indústrias automotivas a usam em bicos injetores, carburadores, galerias de combustível, bombas elétricas etc;

● Óticas: usada na limpeza de armações e lentes de óculos;

● Joalheria: também podem ser usadas para a limpeza de jóias e pedras preciosas, sem nenhum perigo de estragar ou riscar essas peças.

● Indústria farmacêutica: equipamentos usados na produção de medicamentos precisam estar muito limpos e devidamente higienizados, e a lavadora tem a capacidade de realizar essa limpeza profundamente.

Enfim, além de todos os citados acima, a lavadora está presente nos setores hospitalar, eletrônico, relojoaria, informática e odontológica.

Como escolher a lavadora ultrassônica

Agora que você já viu quais são os benefícios da lavadora ultrassônica, é hora de saber como escolher o modelo ideal para seu setor.

Bem, a primeira coisa a olhar é o tamanho da lavadora, uma vez que existem diversos tamanhos diferentes. A lavadora não pode ocupar um grande espaço dentro do laboratório, principalmente para não atrapalhar durante o trabalho. Aliás, quanto menor forem os instrumentos, mais cabem dentro da lavadora.

A Eco-Sonics possui uma variedade de lavadoras ultrassônicas para diversos segmentos, sendo possível sua fabricação de acordo com a necessidade de cada cliente. As máquinas chegam para a empresa em até 10 dias úteis após o pedido.

Dessa forma, você garante o equipamento ideal para sua quantidade de peças. Além disso, para evitar a intervenção humana, você pode equipar a máquina com um robô que realize a carga e a descarga das peças.

Também fabricamos modelos mais simples, que podem ser usados de forma manual para a limpeza de bicos presentes em máquinas de tatuagem, semijoias, relógios etc.

Gostou desse tema e quer saber mais sobre nossos produtos? Entre em contato com a nossa equipe ou acesse nosso blog.