Image

Limpeza de bicos injetores: é necessário limpar? Conheça as melhores soluções.

Quando o assunto é a limpeza de bicos injetores, há quem diga que é necessário e, alguns, nem tanto.

Essas pequenas válvulas de acionamento elétrico, são peças autolimpantes que não necessitam de limpezas à parte com muita frequência. Mas, de qualquer forma, é importante acompanhar para ter a certeza de que nenhuma impureza acabou entupindo esse dispositivo.

Contudo, um dos fatores que fazem a limpeza dos bicos injetores ser necessária, é o uso de combustível ruim ou adulterado.

Acompanhe a leitura para saber quando a limpeza é necessária e qual a melhor forma de fazê-la!

Quando a limpeza de bicos injetores é necessária?

Primeiramente, é importante deixar claro que os bicos não devem ser limpos com tanta frequência, apenas ao apresentar um grande número de impurezas. Aliás, os bicos contam com pequenos furos que acumulam sujeiras com facilidade.

Os próprios motoristas acabam percebendo sinais de que está na hora de realizar essa limpeza, podendo ir atrás de ajuda para realizá-la. Entre eles, os mais visíveis são: falha na aceleração, maior consumo de combustível, marcha lenta, perda de potência e oscilações de rotação.

Além disso, em alguns casos, a lâmpada de diagnóstico acende no painel, indicando que há algum problema de combustível.

Para realizar a autolimpeza, é indicado o uso de soluções aditivas que sejam confiáveis.

Principais cuidados com bicos injetores

Para manter um bom funcionamento do bico injetor, é necessário seguir alguns cuidados que vão além da lavagem das peças. Sendo eles:

Realizar a troca de óleo

Mesmo que seja uma prática rápida e simples, muitos não realizam a troca de óleo ou acabam deixando passar do tempo.

É necessário que o óleo esteja sempre em dia. Pois, além de funcionar como um lubrificante na hora da limpeza, ele ainda facilita o movimento das peças internas.

O prazo para a troca, acaba sendo a cada 6 meses ou 10 mil km rodados. Além disso, o produto precisa ser substituído por outro novo que possua as mesmas especificações.

 

Uso de solução aditivada

A gasolina comum não possui os aditivos necessários para realizar a limpeza dos bicos injetores, sendo, então, indicado o uso da gasolina aditivada.

Essa solução ajuda na limpeza interna dos bicos, não deixando resíduos com a queima de combustível.

Fazer a troca de filtro

Para evitar a entrada de impurezas no motor, é indispensável a troca de filtro tanto do óleo, quanto do ar e combustível.

Sua troca é rápida e fácil, não deixando nenhuma desculpa para que não seja realizada.

 

Verificar o nível de água do radiador

Para garantir o bom funcionamento e a durabilidade do motor, é preciso realizar a verificação do nível de água.

Aliás, quando a verificação for feita com o motor frio, o nível precisa estar entre o mínimo e o máximo. Não ultrapassando isso.

Caso o nível não seja o correto, pode causar o superaquecimento e, assim, trazer danos à peça.

Além disso, para manter a boa qualidade dos bicos injetores é preciso realizar a limpeza e manter o mesmo protegido.

 

Dicas para manter a durabilidade dos bicos injetores

Além da limpeza, que vamos citar no próximo item, é preciso seguir alguns processos para manter a durabilidade dos bicos injetores.

Uma delas é a manutenção preventiva que, além de assegurar a durabilidade, ainda mantém a qualidade do veículo e diminui altos gastos em reparos.

Ao seguir os devidos cuidados, a vida útil do motor fica ainda maior. Do mesmo modo, com a manutenção e limpeza do bico injetor em dia, o motorista pode ficar mais tranquilo em relação à sua segurança na estrada.

Em todo caso, é importante que o motorista esteja atento ao manual do carro e o consulte se surgirem maiores dúvidas em relação aos equipamentos do veículo.

Como realizar uma limpeza eficiente

Agora que já falamos sobre a importância da limpeza e os meios de manter a peça saudável, vamos explicar as formas de fazer isso em um bico injetor.

A princípio, existem duas formas conhecidas de realizar a limpeza: uma, com o uso de ultrassom (sendo a mais indicada), e outra, com uma solução adequada.

Contudo, para realizar a limpeza com a solução específica, é preciso injetá-la na flauta do carro e ligar o motor em seguida. Esse processo faz com que as “gomas” presentes sejam devidamente diluídas e retiradas. Realizando a queima dentro da câmara de combustão.

Já em relação a limpeza por ultrassom, as vibrações em alta frequência são as responsáveis pelo descolamento das sujeiras, mesmo que sejam minúsculas, realizando um limpamento eficiente e completo.

O uso de uma lavadora ultrassônica é o mais indicado para realizar a limpeza total dos bicos injetores, devido a sua capacidade de alcançar reentrâncias e locais mais profundos que acabariam tornando esse processo mais difícil por um outro sistema.

Porém, mesmo com uma limpeza eficiente, chega o momento em que será necessário realizar a troca desses bicos injetores por novos. Mantendo sempre o mesmo cuidado dispensado aos anteriores.

 

Limpeza com uma lavadora ultrassônica

Conforme o tempo passa, a preocupação com a limpeza perfeita das peças industriais se torna mais presente.

Em relação ao setor automotivo, a necessidade por um equipamento que limpe perfeitamente, cresceu conforme o tamanho das peças diminuíram.

Com a presença de mais pontos cegos, a limpeza manual se tornou ainda mais complicada.

Sendo assim, a lavadora ultrassônica foi a solução encontrada para realizar a limpeza profunda das partes.

Seus cestos podem lavar diversas peças de uma única vez, diminuindo também o tempo gasto em lavagens e acelerando o reparo veicular. Ou seja, você pode realizar outras atividades e tarefas enquanto a máquina efetua a limpeza completa dos bicos injetores.

Sobretudo, você garante uma limpeza mais higiênica dos bicos, uma vez que não é necessário o contato humano com a peça durante esse processo.

Em alguns casos, as lavadoras são fabricadas com um robô que faz a carga e descarga dessas peças, para deixar o contato ainda menor.

Para manter o bom funcionamento do veículo e sua vida útil, é ideal realizar a limpeza dos bicos injetores com uma lavadora ultrassônica. Assim, você tem a garantia de que as peças estarão totalmente limpas e higienizadas.

Desta forma, você garante a limpeza total até dos pequenos furos presentes dentro do bico.

 

Gostou deste conteúdo mas ainda tem dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe, são pessoas altamente preparadas para te ajudar!